sexta-feira, 13 de julho de 2012


          COLÉGIO METODISTA BENNETT

“Como tudo começou”


Em 20 de fevereiro de 1888 a Escola do Alto, na Rua das Laranjeiras, esquina com Rua Alice, começou a funcionar. Tendo como Diretora Miss Mary W. Bruce, permaneceu funcionando até 1891, quando fechou por causa da febre amarela, transferindo-se para Juiz de Fora onde:
        Em 14 de setembro de 1891, com o nome de Colégio Mineiro,  funcionou até 1914, como internato feminino.
      Em 1892, teve origem outro colégio, o Colégio Americano Fluminense. Tendo como Diretora Miss Lula Ross, funcionou até 1915, como internato feminino.
         Em 07 de maio de 1895, fundou-se, o Colégio Americano de Petrópolis. Diretora Miss Martha H. Watts, tendo funcionado até 1919, como internato feminino.
Em 1919, tinha como Diretora Miss Eliza Perkinson que, com a ajuda da Junta de Missões Estrangeiras de Senhoras, comprou, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, um Palacete para o futuro Colégio.
        Em 1920 – já Colégio Bennett – (com a maioria de alunas internas) e, com ajuda de Miss Belle Harris Bennett, presidente da Junta de Missões Estrangeiras de Senhoras de Nashville, Estados Unidos da América, conseguiu a verba para a compra do Palacete e uma chácara aos fundos.
       O Colégio Bennett oferecia, além do currículo oficial, outras atividades tais como:

Grêmio Amigos da Natureza                                     Grêmio de Arte
Grêmio Social Literário                                              Grêmio  de Canto
Grêmio Recreativo                                                     Grêmio de Tênis
Grêmio English Club                                                  Grêmio Conheça a sua Cidade
Grêmio Hipólito de Campos

Todos os Grêmios eram dirigidos por professores de alto gabarito. Os projetos nos diferentes grêmios, ajudavam a formar moças que adquiriam identidade pessoal própria e passavam a ter idéias de justiça e a usar seu saber para a transformação da sociedade.

Biblioteca

Desde 1888, a biblioteca ocupava um lugar de destaque na Instituição. Era um local em que as alunas procuravam ler livros com muito entusiasmo e interesse.
Eram livros trazidos do estrangeiro que ainda não existiam nas poucas livrarias da cidade.  Organizavam-se muitas atividades ligadas à leitura de autores nacionais e estrangeiros. O hábito da leitura era tão incentivado, que as alunas tinham no próprio internato e nas áreas de recreação pequenas estantes de livros, muito procuradas por todas.
Em 1972, com o início das Faculdades Integradas Bennett, foi organizada a Biblioteca Central, no Edifício JW. Ela era usada pelos alunos do Colégio, na parte da manhã e a noite pelos alunos da Faculdade.
No início de 1999 a Biblioteca Central, no primeiro andar do Prédio J.W. passou a ser freqüentada só para alunos da graduação e da Pós Graduação. O Colégio passou a utilizar outro espaço.
Em setembro de 1999, depois da união da Biblioteca do 1º segmento do Ensino Fundamental com a do 2º segmento do Ensino Fundamental, surgiu um novo Espaço com Biblioteca, Hemeroteca, Videoteca, Brinquedoteca e Espaço para exposições – Sala de Múltiplas Linguagens. – Mais uma vez, o Bennett inova, com um espaço de leitura e arte.
                     

Assembléias semanais

Outra atividade extra-classe eram as assembléias semanais, realizadas no último período da manhã, bem variadas e que eram desejadas por todos os alunos. Eram peças teatrais, filmes, dramatizações, audição de piano, flauta, violinos e uma vez por mês, assembléias religiosas.

Classe Lar

Nas décadas de 20 a 30 começou a funcionar outra atividade chamada Classe Lar. Nessa atividade as jovens eram levadas à ter consciência de cidadania. Naquela época, nem mesmo o direito ao voto lhes era permitido, mas a Classe Lar, já as preparava para a participação política. Elegiam a sua diretoria e as respectivas comissões para as diversas atividades. O importante era passar a perceber o outro, a respeita-lo, e considera-lo, dentro de uma perspectiva de participação social.

Campanha Bennett Pró Lázaros

A idéia de criar esta campanha, nasceu na atividade de classe, quando uma aluna mostrou a realidade em que viviam os hansenianos no Brasil. Com ajuda da Profª Eunice Weaver, e outras professoras, as alunas organizaram o Grêmio que apresentou, em seguida, o primeiro festival para angariar fundos.
A campanha passou a ser tradição no Bennett. Além dos recursos dessa festa, toda a comunidade benetense se reunia em torno do mesmo ideal, ajudar o filho sadio do doente de lepra.
Essa campanha começou em 1926, quando foi aberta uma porta enorme no Bennett, de ajuda ao excluído, numa época em que não se falava de cidadania, de defesa de direitos humanos, civis e políticos. Sem usar a expressão atual de Projeto Social, já havia a motivação pela necessidade de captar recursos para intervir sobre algum tipo de problema social, tendo a consciência crítica comprometida com a comunidade. A Festa da Campanha, que era anual, continuou até a década de 70.
A idéia de criar esta campanha, nasceu na atividade de classe, quando uma aluna mostrou a realidade em que viviam os hansenianos no Brasil. Com ajuda da Profª Eunice Weaver, e outras professoras, as alunas organizaram o Grêmio que apresentou, em seguida, o primeiro festival para angariar fundos.
A campanha passou a ser tradição no Bennett. Além dos recursos dessa festa, toda a comunidade benetense se reunia em torno do mesmo ideal, ajudar o filho sadio do doente de lepra.
Essa campanha começou em 1926, quando foi aberta uma porta enorme no Bennett, de ajuda ao excluído, numa época em que não se falava de cidadania, de defesa de direitos humanos, civis e políticos. Sem usar a expressão atual de Projeto Social, já havia a motivação pela necessidade de captar recursos para intervir sobre algum tipo de problema social, tendo a consciência crítica comprometida com a comunidade. A Festa da Campanha, que era anual, continuou até a década de 70.
O Colégio Bennett participava de outros projetos, como o desenvolvido na Fundação Romão de Mattos Duarte, naquela época situada em frente ao Colégio. Alunas do Bennett, acompanhadas de professoras, realizavam atividades que propiciavam o desenvolvimento da parte afetiva, auto-estima, senso crítico, criatividade, iniciativa na sua formação geral. Além disso, favoreciam o acesso à cultura, ao esporte e ao lazer.
Outro projeto social do Bennett desde a década de 30, foi o de alunas que participavam de trabalhos sociais no Instituto Central do Povo, no bairro da Gamboa. O grupo de favelados era muito menor naquela época e as alunas participavam dos projetos que eram apresentados pela comunidade aos seus professores, com comprometimento visando que o mais importante era passar a perceber o outro, a respeitá-lo, e considerá-lo. Mesmo depois de formadas, as alunas continuavam como voluntárias, junto às com crianças da creche, do primário e ginasial. Hugh Clarence Tucker, seu fundador e diretor, havia iniciado o trabalho nessa área precária da cidade, com atendimento médico, dentário e assistência às famílias. Muitos outros projetos sociais aconteceram no Bennett, nesses 118 anos.

Instituto Técnico ( IT )

 Em 27 de março de 1941, foi criado o Instituto Técnico, ( IT ) curso profissionalizante com formação em Educação Pré- Primária, Economia Doméstica, Formação em Educação Religiosa e Serviço Social. Moças de todos os estados do Brasil se matriculavam nesses cursos, voltando para suas cidades de origem abrindo escolas pré-primárias ou Jardins de Infância.O Bennett era o único Colégio no Brasil com este tipo de curso. Em 1954 o Curso foi reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultural, como Curso de Nível Médio, permitindo ingresso em cursos superiores.

 

Escola Maternal

Em 20 de abril de 1942 a Escola Maternal inicia suas atividades. O Curso passa a funcionar como Escola Laboratório. As moças tinham aulas teóricas e práticas na mesma Instituição. A Escola Maternal recebia visitas de todo Brasil. Para tanto, foi construída uma sala de observatório, onde visitantes e alunas observavam as crianças sem serem vistas. Podemos falar que todas as Escolas de Educação Infantil no Brasil tiveram origem na experiência do Instituto Técnico do Colégio Bennett. ( o curso era conhecido como Curso  IT )

 

Educação Física


Por não constar ainda do currículo oficial, a Educação Física no Bennett, era uma atividade extra-classe. Essa atividade veio dos outros colégios que deram origem ao Bennett. Era uma atividade sob o controle do Serviço Médico Escolar.
Só a partir de 1997, com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, definiu-se a Educação Física como “componente curricular da Educação Básica”, sendo facultativo para o curso superior.

Field-Day – Trata-se de uma atividade anual, sempre realizada na comemoração do aniversário do Bennett. Festa ao ar livre, objetivava o desenvolvimento da socialização e de habilidades adquiridas nos diversos setores da arte. Na festa compareciam familiares das alunas, amigos e a comunidade em geral. Essa atividade é realizada pelo Colégio, até hoje, dentro do Auditório Tucker.

Olimpíada Benetense - Na década de 70 tivemos a 1ª Olimpíada Benetense. Os jogos aconteciam durante a semana, sendo no início, uma disputa interna e, mais tarde, com outros colégios do Rio de Janeiro ou colégios metodistas de outros estados brasileiros. Todos os alunos e pais de alunos participam, desde os pequeninos da Educação Infantil, até os adolescentes do Ensino Médio. Ela já aconteceu no Forte de São João, no bairro da Urca, no Clube Fluminense e até no Maracanã. Hoje é realizada no Pátio da Instituição.

TAB

Em 1966 foi criado o Teatro Amador Bennett ( TAB ), pela Profª Lucia Coelho. O TAB foi estruturado exatamente num período histórico para o país, quando os estudantes faziam dele um instrumento de conscientização contra o autoritarismo.
O TAB não tinha como objetivo principal preparar elenco para o futuro, mas preparar uma platéia esclarecida, crítica e consciente. A atividade teatral não buscava estimular vaidades pessoais, mas as potencialidades criadoras e o espírito de equipe.
O TAB é lembrado e reconhecido até hoje, como uma das melhores escolas de formação em artes, como a dança, a música, dramatizações, cenários e figurinos. Era mais uma opção entre as manifestações em artes, que o Colégio Bennett oferecia a seus alunos, sem ônus para seus responsáveis.
Hoje podemos citar dezenas de ex-alunos do TAB que atuam na imprensa, no teatro, no cinema e na televisão.
O TAB continua em funcionamento, com alunos do Colégio Metodista Bennett, com aulas e ensaios semanais, lotando o Auditório Tucker em cada apresentação.

Feira de Ciências

Nos anos 80, o Colégio Bennett inicia uma atividade chamada “Feira de Ciências”, evento que reunia todos os segmentos para uma mostra de atividades dos alunos. Os familiares eram convidados e a comunidade também. Os professores faziam com seus alunos em turmas, o planejamento, a distribuição de funções, confecção de material, apresentação e arrumação em local adequado, dentro da Instituição. Com o mesmo objetivo, essa Feira de Ciências continua até hoje com o nome de “Fazendo e Acontecendo”. 

Creche Bennett

 Em 1982, foi fundada a Creche Bennett, recebendo crianças a partir de 4 meses até 2 anos. Funcionando no horário integral de 7h30min às 18h 30 min.  ou no turno da manhã ou no da tarde. A proposta pedagógica da Creche Bennett era bem definida, com metodologia própria, a “Estimulação Essencial”. Ela foi montada com equipamentos modernos e com observatório de visibilidade unilateral. Ela recebia inúmeras professoras, estimuladoras e demais profissionais, em seus observatórios. A Creche Bennett era modelo de creche na cidade do Rio de Janeiro.
Hoje, em outro prédio, onde funciona o Departamento de Educação Infantil, com crianças a partir de dois anos.

APAB – Associação de Pais de Alunos do Bennett


Em 1926 foi criada por Miss Eva Louise Hyde a Associação de Pais de Alunos do Bennett (APAB). Pode-se perceber a visão administrativa da educadora Miss Hyde que, retirando os pais da cômoda atitude de observadores e críticos, chamou-as a refletir, junto com os professores, sobre a melhor maneira de educar os seus filhos.
Funcionando até hoje com reconhecida atuação, está sempre em contato com a Direção do Colégio. 

Grêmio de Ex-Alunos

O Grêmio de Ex-Alunos foi fundado em 1929, com a finalidade de fazer com que os        ex-alunos não perdessem o vínculo de carinho e cooperação, mantendo a mística e o sentido de pertencimento à Instituição.
Hoje, mantém encontros semanais às quartas feiras de 14h 30 minutos às 17 horas – Prédio JW, 3º andar – sala 302.
No ano de 2005 recebem visitas de ex-alunos do Pará, do Maranhão e de cidades ao redor.
Voltou a realizar o já tradicional Bazar da Pechincha.
Participou também, da Festa Junina – “Na Trilha da Roça”, com Barraca em que foram vendidos doces, salgados e artesanato.

AFIMB – Associação de Funcionários do IMB

 Em 1982 – foi criada oficialmente a Associação de Funcionários do IMB (AFIMB). Desde 1977 já existia um grupo de funcionários solidários com os colegas que passavam dificuldades. De 1982 a 1984, os funcionários já recebiam ajuda para o transporte, antes da lei que instituiu o Vale Transporte, que só em 1985 tornou-o obrigatório. Mais uma vez o Bennett inova. O Projeto de Alfabetização foi executado em 1983, com um ótimo resultado. Esse Projeto foi sempre se renovando nas diferentes administrações na Instituição.

ADCEBEN / ADFIB


Entre 1985 e 1986 organizaram-se a Associação dos Docentes do Bennett (ADOCEBEN), e a Associação dos Docentes das Faculdades (ADFIB), ambas importantes agremiações dos profissionais da educação. As duas associações são bem atuantes nos dias atuais.

ADCEBEN / ADFIB


Entre 1985 e 1986 organizaram-se a Associação dos Docentes do Bennett (ADOCEBEN), e a Associação dos Docentes das Faculdades (ADFIB), ambas importantes agremiações dos profissionais da educação. As duas associações são bem atuantes nos dias atuais.

Faculdades Integradas Bennett


A implantação das Faculdades Integradas Bennett, aconteceu em julho de 1971. Sonho antigo de tantos que aqui passaram. Alunos que saíam do então segundo grau que antes procuravam cursos em instituições de nível supeiror, agora podiam continuar seus estudos no Bennett.
Os primeiros cursos oferecidos foram: Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Desenho e Plástica (atual Licenciatura em Educação Artística) e Teologia.
Os cursos das Faculdades Integradas Bennett, tiveram início no dia 26 de agosto de 1971 com trezentos alunos aprovados no Vestibular.
Ao longo dos anos outros cursos começaram a funcionar como: Relações Internacionais, Ciências da Computação, Fisioterapia, Nutrição. Em 2005 iniciamos Educação Física e Normal Superior.
A caminho da Universidade, as Faculdades Integradas Bennett, em 2004 foram aprovadas, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Educação, passando a Centro Universitário,  o UNI BENNETT.

N.P.P.G.

O Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação (N.P.P.G.), foi criado em 1982, com o objetivo de aprofundar conhecimentos e desenvolver os profissionais em suas respectivas áreas de atuação, contando com professores qualificados e titulados. Hoje em 2006, o N.P.P.G. oferece Cursos de Pós-graduação Latu Senssu nas áreas de Arquitetura e Artes, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Humanidades, Saúde e Tecnologia.
  

Projeto Memória


O Projeto Memória, funciona na Instituição desde 1983, reunindo em pastas e em caixas o patrimônio histórico da instituição. No sótão do Palacete São Clemente tínhamos até 2004, uma exposição montada, com móveis e utensílios da memória da instituição. A proposta do século XXI é tirar dos arquivos toda a memória, mostrando em exposições, vídeos institucionais e na memória digital.
Em 2002 no Salão Nobre do Palacete São Clemente, foi montada, com móveis vindos do Colégio Americano de Petrópolis, a Sala como  na época da compra do Palacete. Foram trazidos do sótão, peças raras de mobiliário de época. O Bennett recebeu, em regime de comodato, nessa ocasião, do bisneto de Miguel Couto, a mesa de serviço e a escrivaninha do renomado médico, quando morava no Palacete. Inauguramos o Salão , com uma Exposição do Prof. Bandeira de Mello, com quadros premiados. O professor citado trabalha na Instituição há mais de vinte anos.
O Projeto Memória montou em 2001 a exposição de fotos de Ex-Diretores Gerais – de 1920 a 2004. Deu lugar também a outra exposição: “Ex-alunos em destaque na cidade, no país e no mundo”  Essas duas em molduras de alumínio e vidro anti-reflexo, que o Grêmio dos Ex-alunos, ofereceu à Instituição. Acrescidas ao acervo, reuniram-se em cartão preto, cópias de fotos do Colégio Americano de Petrópolis, fotos antigas, de prédios que foram demolidos e do pátio, na época da compra.

FaCE – Faculdade de Cultura e Existencialidade


Aos idosos da comunidade foi reservado um espaço com a criação da Faculdade de Cultura e Existencialidade – FaCE – a partir de março de 1992. Nesse espaço são oferecidos cursos que abrangem as áreas de  Artes Plásticas, Ciências Humanas e Sociais, Informática e Expressão Corporal. São também organizados passeios, visitas a museus, teatro e encontros de confraternização. Os trabalhos dos alunos são mostrados em exposições internas ou a convite de outras instituições. 

Pastoral Escolar e Universitária

A Pastoral Bennett além de participar ativamente da vida da Instituição, em suas decisões administrativas e pedagógicas, oferece diversos serviços à comunidade, tais como: celebrando as datas do calendário cristão e outras especiais; celebrando formaturas e dando atendimento clínico pastoral.

Coral UniBennett

A música sempre esteve presente na história do Bennett. O Canto Coral começou na década de 40, tendo seguido desde então uma trajetória de destaque entre os corais da cidade do Rio de Janeiro.
 Desde fevereiro de 2004, temos o Coral Universitário Bennett, participando de solenidades  e momentos musicais. Em 2005 cantou em abertura de Seminários dentro e fora da Instituição, Recitais com outros corais, Recital  de Páscoa e Final de Ano, com a Academia Sinfônica Petrobrás.

Centro Cultural

 Em 02 de maio de 2001, foi criado o Centro Cultural Bennett. Com objetivo de integrar as iniciativas desenvolvidas pelos diversos setores da Instituição na área cultural, possibilitando à comunidade o acesso às artes.
 Com esta visão contemporânea o Instituto Metodista Bennett está presente, investindo crescentemente nas ações educativas e em seus espaços, promovendo acesso qualitativo ao acervo de conquistas artísticas para um público cada vez maior. Para exposições, contamos com várias áreas, sendo as mais usadas Salão Nobre, Corredor Cultural, Espaço de Múltiplas Linguagens/Sala Dinorah Vital Brasil, Galeria de Artes/Sala Solange Leobons e o Núcleo de Artes/Sala L.P.Pedral Sampaio

Projeto Musical conta hoje com uma sala de concertos, o Auditório Tucker/Sala Armando Prazeres, onde ensaiam e se apresentam a Orquestra Sinfônica Petrobrás, a Academia Sinfônica Petrobrás e a Orquestra Mirim Armando Prazeres. Convênio firmado em maio de 2002.
No convênio, a Orquestra ficou responsável pela reforma do Auditório Tucker.
Construído em 1942, o Auditório recebeu este nome em homenagem ao reverendo Hugh Clarence Tucker, missionário norte-americano que, em 1886, desembarcou no Brasil para difundir os ensinamentos religiosos metodistas.
O Auditório, que tem capacidade para 560 pessoas, não dispunha, em sua estrutura original, de condições acústicas para receber um conjunto orquestral até a vinda da Orquestra, que passou a ensaiar no Auditório.
Hoje, além de servir como palco de importantes eventos e acontecimentos no Bennett, o AuditórioTucker conta em seu calendário com uma programação fixa com a Orquestra Petrobrás Sinfônica.
A série A Prata da Casa inaugurou um novo espaço para a música de câmara na cidade do Rio de Janeiro. São oito concertos com uma programação eclética do barroco ao romântico, do jazz à música popular brasileira. As apresentações lotam o Auditório e a sua galeria.
Um dos mais importantes itens da reforma do Auditório Tucker foi o Steinway, um piano de cauda inteira, com registro mundial na Alemanha da vinda do piano para o Rio de Janeiro, em maio de 1914. Após 4 meses no conserto, o piano com nova pintura, novas cordas, parte da máquina, pedal e teclado restaurados. Algumas peças vieram diretamente de Nova Iorque.
A restauração e conservação ficaram a cargo do especialista norte-americano George Boyd. 

Outras atividades ligadas ao Centro Cultural: Coral UniBennett, Cine UniBennett e  UniBennett Musical.

Temos caminhado durante todos esses anos, procurando e muitas vezes sendo pioneiros, em diversos segmentos.
 Num novo milênio, com as dificuldades do momento enfrentadas pelas  universidades brasileiras, estamos com muitas alternativas para dar continuidade no que tanto acreditaram aqueles que nos antecederam.



                                                                                      10/02/06
                                                                              Profª Vilna Baggio
                                                                        Assessora Cultural do IMB





4 comentários:

  1. Boa noite. Revirando minhas antigas fotos, encontrei uma da minha turmas do Maternal de 1951 ou 1952. Sei o nome de três pessoas da foto. Gostaria de receber? Saudações,
    Odone Bisaglia, irmão de Marlene Bisaglia, aluna do IT, já falecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Sim gostaria de receber. Muito obrigada pela informação e interesse.

      Excluir
  2. 1XBET | Situs Judi Slot Online dan Judi Bola Online
    SLOT 퍼스트 카지노 ONLINE GAMING JUDI SLOT ONLINE RESMI · 1XBET Joker123 > Daftar 8 Situs Judi Slot Online Terpercaya · Microgaming > 카지노 Playtech · Joker Gaming · Sloto

    ResponderExcluir